Cases de Sucesso

Case de sucesso: sem mais paradas!

Oferecer produtos personalizados, eficientes e sob medida para solucionar os problemas mais críticos dos clientes, é um dos desafios que movem a equipe Mercúrio na busca de uma evolução constante.

Foi com esse objetivo que nossa equipe aceitou o desafio proposto pela principal mineradora do Brasil e uma das maiores do mundo: desenvolver uma correia transportadora capaz de suportar o ataque pesado de pedras lamelares que passavam direto pela abertura máxima do britador da unidade, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG).

A concentração de carga na extremidade de contato rasgava rapidamente a correia. Como o equipamento afetado tem apenas 30 metros de comprimento, em alguns casos não havia tempo de parar a operação antes da perda total da correia. Uma situação que chegava a ocorrer até três vezes por mês, resultando na interrupção da operação, perda de produção, custos de manutenção e risco de acidentes com trabalhadores.

“O cliente precisava de um produto com mais resistência e durabilidade mínima de um ano”, relembra ALEXANDRE LACERDA, Gerente de Contas da Mercúrio. A necessidade não era exatamente por um produto que não rasgasse, mas que evitasse o alastramento do dano ao longo da extensão. Além disso, era imprescindível que pudesse ser emendada a frio. A peculiaridade do caso levou o cliente a acionar seus fornecedores, mas só a Mercúrio aceitou o desafio.

Depois de muito estudo do caso e alguns testes realizados, a equipe de Engenharia de Aplicação da Mercúrio chegou à solução ideal: um correia transportadora com cobertura MercoRip, mais resiliente e resistente a impactos e rasgos, com o reforço de uma malha da aço Rip Proof e breakers na cobertura da correia.

A correia foi um sucesso absoluto: o equipamento trabalhou por 13 meses consecutivos, com durabilidade superior à esperada pelo cliente e uma indiscutível relação entre custo e benefício.

Se você tem algum problema em sua operação, fale conosco! Conte com a experiência e o comprometimento de nossa equipe. Estamos sempre prontos para resolver o próximo desafio.

Fale com nosso especialista