Destaque

#Mercúrio: investimento na unidade Marabá

Nesta entrevista, o Diretor Presidente da Mercúrio, Leonardo Sales, destaca pontos importantes sobre o investimento de BRL 80 milhões na Unidade Marabá (PA), como o aumento da produtividade, sustentabilidade e geração de empregos.

A Mercúrio está realizando o segundo maior investimento de sua história. Qual é a importância desse aporte para a empresa? Este investimento tem como principal objetivo aumentar a capacidade produtiva local em cerca de 50%. Nosso objetivo é ampliar a liderança da Mercúrio no mercado brasileiro e aumentar nossa participação em mercados internacionais.

Com a implantação deste projeto, haverá novas tecnologias e novos produtos? Certamente, além do aumento de capacidade produtiva, o projeto de expansão visa a adoção de novas tecnologias que permitirão à Mercúrio fabricar correias com tensões equivalentes a ST10.000 em um horizonte de aproximadamente 12 meses. A fabricação de correias de altíssima tensão é inédita no Brasil. Mais uma vez seremos pioneiros, reforçando a posição do país no mapa dos mais relevantes fornecedores globais.

Quais são os ganhos e cuidados com a sustentabilidade? Além de mantermos nosso modelo com foco na redução de desperdícios e destinação adequada de resíduos, o projeto de expansão vai possibilitar oferecermos serviços de reforma de correias. Isto permitirá a redução de custos e dos volumes de descarte dos nossos clientes. A localização estratégica da nossa fábrica também permite a redução com custos de frete de clientes localizados no Norte e Nordeste. E isto contribui para a redução na emissão de CO2.

Quais os impactos para a economia da região? A Unidade Marabá já é a primeira e a única a produzir correias transportadoras na região Norte do Brasil. Ao final deste ciclo de expansão, previsto para o primeiro semestre de 2023, a Unidade, que já tem uma equipe com cerca de 200 trabalhadores entre vagas diretas e indiretas, deverá adicionar ao seu quadro até 100 novos postos de trabalho. Nossos esforços para ampliar a operação na região confirmam o compromisso da Mercúrio com o fomento econômico e o desenvolvimento regional.

Fale com nosso especialista