Cases de Sucesso

Conheça as 10 regras de ouro do Manual de Sucesso para sua operação com correias transportadoras

pexels-curioso-photography-4764706

Bem-vindo ao Manual de Sucesso das Operações de Correias Transportadoras da Correias Mercurio. Criamos este material para ajudá-lo a otimizar e garantir a máxima produtividade de suas operações, aumentando a vida útil de suas correias transportadoras.

Antes de começarmos, é importante observar que esse sucesso depende de uma série de fatores, todos eles trabalhando juntos para alcançar o melhor resultado possível.

Em todos os pontos de atendimento, é de suma importância contar com a ajuda de uma equipe de profissionais que entendam as especificidades do seu negócio. Dessa forma, você pode garantir que a produção seja executada de forma eficiente e sem interrupções não programadas.

Ao longo deste manual, você encontrará informações detalhadas e práticas para ajudá-lo a entender as etapas necessárias para obter a melhor eficiência em suas atividades de manuseio de materiais de alto volume.

Manual de sucesso para sua operação com correias

Bem-vindo ao Manual de Sucesso de Operações para Correias Transportadoras da Correias Mercurio.

Criamos este material para ajudá-lo a otimizar e garantir a máxima produtividade de suas operações.

O6CBS21

A Mercurio

Somos a maior fabricante de correias transportadoras da América Latina. Há mais de 77 anos, temos o compromisso de transportar riquezas para construir, transformar e alimentar o planeta.

Com duas plantas na América Latina e escritórios no Brasil, Chile, Peru e México, estamos preparados para levar a excelência e qualidade da marca Mercurio a todos os lugares do mundo.

1. Conte com um especialista

Inácio Fundo Correia I

O passo principal para garantir o sucesso da sua operação é contar com um parceiro que seja o seu braço direito, lhe prestando suporte em todas as etapas da sua operação de transporte de materiais em alto volume.

Esse parceiro deve ser especialista e conhecer a sua operação e o tipo de material com que trabalha para garantir a melhor especificação. Só assim será possível prestar um serviço customizado de qualidade.

2. Entenda as especificidades do seu negócio

2. Entenda as especificidades

É preciso compreender as características dos materiais que são transportados em sua operação.

Detalhes como peso, volume, granulometria, grau de abrasividade, danos que podem ser causados por eles, entre outros, são ajuda fundamental para garantir a escolha assertiva dos tipos de coberturas e carcaças que serão mais adequadas.

A customização das correias transportadoras é fundamental para garantia de maior vida útil e mitigação de problemas.

 

3. É melhor prevenir do que remediar

3. Melhor Prevenir

Inspeções e manutenções periódicas são itens indispensáveis para a garantia operacional de qualquer produção. Devem ser parte da rotina, sempre.

Durante essas atividades, podem ser reparados pequenos problemas que, se não solucionados a tempo, podem se expandir e causar grandes prejuízos – com uma parada de produção, por exemplo.

4. Atenção à emendas

WhatsApp Image 2023-03-30 at 07.45.20

As emendas, que garantem grande otimização operacional, são junções de duas extremidades de correias transportadoras. Elas são cruciais para o bom funcionamento de toda a operação e, sem dúvidas, representam o fator mais suscetível a problemas no transporte de granéis.

Por isso, a atenção dedicada deve ser redobrada. Afinal, quando feitas incorretamente, as emendas podem facilmente apresentar problemas graves, como a ruptura da correia transportadora durante seu funcionamento, por exemplo.

Então, é importante garantir que a emenda seja feita corretamente, com auxílio de profissionais experientes. Prevendo, também, inspeções periódicas e uso de tecnologias de monitoramento.

5. Cumpra os requisitos de segurança

5. Cumpra os requisitos de segurança

Os colaboradores precisam sempre estarem aptos a realizarem as atividades, conhecendo todos os riscos envolvidos nas operações com correias transportadoras, por meio de treinamentos e orientações recorrentes.

Além disso, o ambiente de trabalho deve estar adequado às normas de regularização, os equipamentos de segurança fornecidos, e as manutenções no sistema de transportador devem ser periódicas e organizadas, com paradas programadas quando necessário.

6. Cuidados no manuseio da correia

6. Cuidados com o Manuseio

O transporte, deslocamento e armazenagem das correias transportadoras são fatores de atenção cruciais para que a sua integridade física seja mantida.

Além disso, há uma série de orientações a serem seguidas em todas as etapas de manuseio desse material, desde a expedição, até sua instalação.

Temos um manual Técnico com seções especialmente dedicas ao manuseio das correias transportadoras. Você pode acessá-lo clicando aqui.

7. Monitoramento das correias transportadoras

7. Monitoramento de Correia

As correias transportadoras lidam com situações severas, transportando materiais pesados, expostas a altos impactos e influência de compostos que degradam sua estrutura.

Em grande parte das vezes, a correia é a protagonista de toda a operação, e a sua parada pode representar grandes prejuízos, principalmente financeiros.

Portanto, é de grande auxílio contar com sistemas de monitoramento que fazem leituras de pequenos problemas, antecipadamente, que podem se tornar ainda maiores, ocasionando uma interrupção em toda a produção.

8. Conheça suas necessidades

8. Conhecendo suas necessidades

O cuidado também é extremamente importante antes mesmo da instalação das correias transportadoras. É preciso conhecer profundamente o tipo de material a ser transportado, a distância total do transportador, força de motorização necessária para suportar o peso dos equipamentos e materiais com eficiência, entre vários outros detalhes.

É importante considerar que cada operação é única, portanto, as soluções devem ser sempre personalizadas. Busque sempre tratar com transparência toda a negociação e troca de informações com o seu fornecedor de correias transportadoras, da instalação ao funcionamento.

9. Cronograma de manutenções

9. Cronograma de Manutenções (1)

Manter a manutenção e inspeção de correias transportadoras em dia é fundamental para garantir sua operação segura e eficiente. Assim evitam-se interrupções não programadas que podem causar prejuízos e atrasos na produção.

Portanto, a frequência da manutenção preventiva pode variar de acordo com a criticidade do equipamento, tipo de cobertura, de material transportado, condições do transportador, entre outros detalhes. O essencial é contar com o auxílio de um especialista para que faça a leitura de todas essas condicionais e sugira o período mais adequado de inspeção.

10. Produtos de alta qualidade

10. Produtos de Qualidade

Por último, mas não menos importante, é essencial que os produtos instalados em sua operação tenham qualidade assegurada por seu fornecedor. A garantia operacional é muito maior quando um produto é especialmente criado para atender às suas necessidades.

Nós, da Mercurio Conveyor Belt, temos um amplo portfólio de soluções customizadas para mais de 40 segmentos do mercado, atuando como braço direito dos nossos parceiros em todo o mundo.

Um dos nossos principais lemas é “entender para atender”, e é assim que já somamos mais de 77 anos de uma história de sucesso. Estamos prontos para atender a sua operação também!

É só o começo!

Parabéns por ter chegado até o fim das nossas principais dicas de ouro! Temos certeza que, colocando-as em prática, os resultados serão sempre positivos.

Toda essa orientação é só uma porção do que temos oferecer para a garantir o aumento da sua produtividade.

Conheça ainda mais sobre as nossas soluções inteligentes em produtos de qualidade e suporte técnico altamente especializado.