Destaque | Institucional

Expansão Correias Mercúrio: um investimento de R$ 80 milhões para a criação e implementação da Unidade Marabá, no Pará

Correias Mercúrio | Unidade Marabá

 

Fundada em 1945, a Correias Mercúrio é líder de mercado no Brasil e a maior fabricante de correias transportadoras da América Latina.

Sediada em Jundiaí (SP), conta também com uma planta em Marabá (PA), além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, e escritórios comerciais no Chile, Peru e México.

Atua em mais de 40 segmentos distintos da indústria, com destaque para a Mineração, Siderurgia, Fertilizantes, Agronegócios, Portos, Cimentos e agregados.

Atualmente, conta com um quadro de mais de 600 funcionários e investe constantemente em tecnologia com o objetivo de transportar riquezas para construir, transformar e alimentar o planeta.

A expansão da Mercúrio em Marabá

Correias Mercúrio anuncia que está em curso o segundo maior investimento de sua história: um amplo plano de expansão de sua segunda unidade fabril, localizada no Distrito Industrial de Marabá (PA).

A planta, primeira e única a produzir correias transportadoras no Norte do país, foi inaugurada em Outubro de 2016 e estabeleceu-se como peça fundamental no plano de expansão da empresa.

Desde então, a Mercúrio ampliou sua liderança no mercado nacional e se consolidou como a maior fabricante de correias transportadoras da América Latina. 

O novo aporte de investimentos, da ordem de R$ 80 milhões, será responsável pelo aumento da capacidade produtiva local em cerca de 50%.

Além de isolar-se na liderança do mercado brasileiro, a empresa pretende aumentar sua participação em mercados internacionais, mirando especialmente na América Latina. 

“Os primeiros anos de operação em Marabá podem ser classificados como excepcionais e nossas expectativas foram mais que excedidas. Temos operado em plena capacidade há alguns anos e estes resultados nos deixam seguros para seguirmos com este novo investimento e plano de ampliação”, explica o Diretor Presidente da Mercúrio, Leonardo Sales.

As obras de expansão, que tiveram início em janeiro deste ano e têm data de conclusão prevista para o início do primeiro semestre de 2023, contemplam novas linhas de fabricação de correias transportadoras, além da ampliação de instalações e infraestrutura.

Sales também reforçou que, além do aumento de capacidade produtiva, o projeto de expansão visa a adoção a novas tecnologias que permitirão à Mercúrio fabricar correias com tensões equivalentes a ST10.000 em um horizonte de aproximadamente 12 meses. A fabricação de correias de altíssima tensão é inédita no Brasil e mais uma vez seremos pioneiros, reforçando a posição do país no mapa dos mais relevantes fornecedores globais.

Sustentabilidade é fundamental

Mercurio Maraba 83

Cristina Kawall, presidente do Conselho da Mercúrio, destaca os aspectos de sustentabilidade desta nova fase.

“O projeto é amplo e ambicioso. Uma das principais preocupações foi mantermos o modelo de processos e tecnologias de menor impacto ambiental, com foco na redução de desperdícios e destinação adequada de resíduos. Neste contexto, outro ponto que merece destaque é a localização estratégica da nossa fábrica, que permite redução com custos de frete de nossos clientes localizados no Norte e Nordeste do país, consequentemente contribuindo para a redução do consumo de combustível no transporte de correias e na emissão de CO2”.

Outro objetivo do projeto de expansão é oferecer na Unidade, serviços de reforma de correias de cabo de aço, que permitirão a redução de custos operacionais e dos volumes de descarte de correias transportadoras usadas pelos clientes da empresa.

Novas oportunidades de trabalho

IMG 1030

Ao final deste ciclo de expansão, a empresa, que atualmente já emprega cerca de 200 trabalhadores entre vagas diretas e indiretas, deverá adicionar ao seu quadro de funcionários mais 70 novos postos de trabalho.

“Os esforços para ampliar a operação na região Norte, gerando postos de trabalho diretos e indiretos e priorizando a rede de fornecedores locais confirmam o compromisso da Mercúrio com o fomento econômico e o desenvolvimento regional, completa Sales.

Informações à imprensa: marketing@correiasmercurio.com.br.