Destaque | Serviços

Conheça os tipos de correias transportadoras e suas finalidades

oreflow-1-min

Quem trabalha em diferentes segmentos da indústria sabe que existem diversos tipos de correias transportadoras. Assim, esse é um equipamento extremamente importante para aprimorar o processo de transporte de diversos materiais e garantir o funcionamento das operações.

Afinal, as correias transportadoras são componentes que servem para movimentar produtos com mais segurança e agilidade. Elas movem o mundo.

Pensando nisso, a Correias Mercúrio preparou este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre os tipos de correias transportadoras. Além de conhecer a sua origem, você ainda irá entender quais são as melhores opções para a sua empresa.

Por isso, acompanhe este conteúdo até o final. Boa leitura!

Afinal, o que são correias transportadoras?

Antes de apresentarmos os tipos de correias transportadoras, é importante dizer o que são. As correias transportadoras são componentes responsáveis pelo transporte contínuo de um grande volume de materiais a granel, deslocando-se sobre tambores e roletes. 

Por esse motivo, sua utilização permite aumento na eficiência das atividades produtivas, reduzindo custos por volume transportado, minimizando riscos de acidentes, garantindo confiabilidade e agilidade nas operações.

Nesse sentido, as correias transportadoras passaram a ser muito importantes à medida que a indústria evoluiu, pois têm impacto direto no progresso das empresas e desenvolvimento global.

Para entender melhor esse equipamento, é importante saber mais sobre a produção dele. Sobre isso, falaremos a seguir.

Como é a classificação das correias transportadoras?

Existem diferentes classificações de correias transportadoras, desde as básicas industriais, até as mais longas, presentes em TCLDs, por exemplo. Isso se deve ao fato de que a definição é de acordo com o tipo e volume do material transportado.

Sendo assim, em relação aos tipos de correias transportadoras, é possível encontrar as seguintes classificações:

Ainda durante este artigo, vamos falar com mais detalhes sobre cada um dos tipos de correias transportadoras listadas acima. Portanto, continue a leitura.

Como é a produção das correias transportadoras?

As Correias Transportadoras são compostas por três elementos básicos, que são as coberturas superior e inferior, borrachas de ligação e carcaças. Estes elementos atuam conjuntamente para garantir o transporte seguro e eficiente de materiais.

As coberturas têm como principal função proteger a carcaça da Correia Transportadora contra o ataque do material transportado, elas precisam ser resistentes a cortes, sulcos, rasgos, abrasão, entre outros. Por isso, é importante a fabricação de coberturas com materiais de qualidade e resistentes.

As carcaças são consideradas o elemento de força da Correia Transportadora, pois são responsáveis por suportar a carga, tensões, flexões e impactos. Portanto, é importante que elas sejam feitas com materiais resistentes e de qualidade.

Por fim, as borrachas de ligação promovem a união das coberturas à carcaça e ajudam a manter o conjunto coeso e flexível. Elas devem ser fabricadas com materiais resistentes, uma vez que garantem que os outros elementos da Correia Transportadora trabalhem de maneira íntegra e segura.

Onde as correias transportadoras são utilizadas?

As correias transportadoras são encontradas com frequência em indústrias de vários segmentos, como mineração, agro, siderurgia, celulose e papel, bem como em portos e cimenteiras.

Por serem versáteis e seguras, tornam possível o transporte de materiais como minério de ferro, grãos, carvão, cimento e madeira, a distâncias curtas ou longas, em alta quantidade.

Vale ressaltar que elas estão presentes em empresas ao redor do mundo, devido à sua importância para o desenvolvimento de um trabalho eficiente e seguro.

Assim, elas contribuem para o crescimento global, gerando empregos e movimentando a economia do mundo inteiro.

Mas de que forma elas surgiram, até que chegássemos aos tipos de correias transportadoras que conhecemos hoje em dia? 

Para saber mais sobre isso, leia o tópico a seguir.

AdobeStock_473628899 (1)

Como surgiram as correias transportadoras?

Em relação à data específica e ao criador das correias transportadoras, não é possível saber uma informação específica.

No entanto, o registro das primeiras Correias Transportadoras nos remete à Inglaterra da segunda metade do século XVIII, resultado dos avanços tecnológicos da Revolução Industrial. 

No início, eram construídas com lonas, couros ou borrachas que deslizavam sobre superfícies planas de madeira. Tratava-se então de equipamentos rudimentares para transporte de cargas e utilizados, particularmente, em padarias e matadouros.

Posteriormente foram empregadas para o transporte de cereais para os navios, em distâncias relativamente curtas. Aos poucos as Correias Transportadoras foram sendo aperfeiçoadas e, em 1804, a Marinha Britânica instalou uma Correia Transportadora acionada por máquina a vapor.

Nas últimas décadas, com produtos avançados e o constante investimento em novas tecnologias, as Correias Transportadoras se tornaram equipamentos necessários e presentes nas operações que movimentam a economia mundial.

Ao longo de mais de 75 anos, temos muito orgulho de fazer parte dessa história de evolução contínua das Correias Transportadoras, com a chancela de líder absoluta do segmento no Brasil e Maior Fabricante de Correias Transportadoras da América Latina.

Conheça mais sobre os tipos de correias transportadoras

Como você viu até aqui, as correias transportadoras, em suas diferentes classificações, são fundamentais e indispensáveis para a realização do transporte de diversos materiais e estão presentes nas indústrias dos mais diferentes setores da economia.

Para que você entenda melhor cada tipo de correia transportadora, veja as descrições que preparamos.

Isso porque, é importante que você saiba qual o tipo adequado para as operações realizadas pela sua empresa, de modo que o uso seja adequado.

Correias Transportadoras Industriais

Entre os tipos de correias transportadoras, essa possui a superfície dos revestimentos lisa, e opera em modo plano, tubular, abaulado ou em U.

Geralmente, as correias que operam em modo abaulado e plano não ultrapassam inclinações de 20º. Já as que trabalham em U e as tubulares, não passam de ângulos superiores a 35º.

Como exemplo desse tipo de equipamento, podemos citar as correias transportadoras tubulares da Mercúrio.

Correias Transportadoras de Cabo de Aço 

Com grande capacidade de tração e excelente transmissão de potência, as correias transportadoras de cabo de aço são resistentes a altas tensões e indicadas para longas distâncias. Além disso, devido ao seu design exclusivo, são muito mais flexíveis em comparação às correias de tecido com a mesma resistência.

Além disso, oferecem os seguintes benefícios:

  • Baixo alongamento e, portanto, menor tempo de resposta.
  • Velocidade uniforme mesmo em equipamentos inclinados.
  • Mais flexibilidade em comparação às correias de tecido.
  • Redução de custos nos equipamentos.
Correias transportadoras de Lona PN (POLIÉSTER/NYLON)

As correias transportadoras PN possuem carcaças com lonas constituídas por poliéster no urdume e nylon na trama, e são especialmente eficazes para médias e longas distâncias devido ao seu baixo alongamento. Além disso, permitem alta velocidade de operação com excelente acamamento.

Através de processos modernos de estabilização e termofixação, produzimos correias tecnicamente ajustadas e estáveis que proporcionam diversos benefícios, como:

  • Adesão superior entre camadas (cobertura e carcaça).
  • Alta resistência a tensões, flexões e emendas mecânicas.
  • Baixo alongamento.
  • Grande estabilidade dimensional.
  • Alta capacidade de absorção de impactos.
  • Excelente adesão em emendas a quente ou a frio.
Correias Transportadoras de Lona NN (NYLON/NYLON)

As correias transportadoras NN possuem carcaças com lonas constituídas por nylon, tanto no urdume como na trama e são ideais para aplicações de alto impacto ou condições com altas temperaturas.

Através de processos modernos de estabilização e termofixação, produzimos tecidos tecnicamente ajustados e estáveis que proporcionam diversos benefícios, como:

  • Alta velocidade de operação.
  • Adesão superior entre camadas (cobertura e carcaça).
  • Alta resistência a tensões, flexões e emendas mecânicas.
  • Baixo alongamento.
  • Excelente acamamento.
  • Grande estabilidade dimensional.
  • Alta capacidade de absorção de impactos.
  • Excelente adesão em emendas a quente ou a frio.
Correias Transportadoras Tubulares

A correia tubular da Mercúrio é uma correia transportadora de construção especial com configuração tubular e conta com diversos diferenciais, como:

  • Transporte de material enclausurado, protegendo-o de intempéries.
  • Evita formação de pó e contaminação do ambiente.
  • Garante flexibilidade e segurança operacional.
  • Transporte de materiais a granel, como minério de ferro, carvão, cimento, papel, entre outros.
  • Maior quantidade de ciclos e maior tempo de vida útil.
  • Menos pontos de transferência intermediários.
  • Maior flexibilidade transversal.
  • Transporte simultâneo de materiais.
  • Alta resistência a temperaturas.
Correias Transportadoras Especiais

Amplamente utilizada em transportadores planos ou em inclinações de até 90º, a correia transportadora Mercoflex oferece diversas configurações para garantir o melhor aproveitamento de espaço.

As taliscas transversais e laterais sanfonadas formam compartimentos semelhantes às canecas sobre a correia, atendendo às mais diversas necessidades.

  • Balança dosadora.
  • Correia de cobertura.
  • Correias corrugadas.
  • Correias com talisca.
  • Correias sem fim.

Como saber qual o tipo de correia transportadora ideal para a minha empresa?

Entender as particularidades do material que sua empresa transporta é muito importante quando busca-se pelas customizações ideais das correias transportadoras. Esse conhecimento deve ser proveniente de especialistas no assunto que, com know-how técnico, podem indicar as melhores opções para garantia operacional, segurança, eficiência e produtividade.

Portanto, considere os seguintes aspectos:

Tipo de material

O primeiro passo ao escolher a correia transportadora certa é considerar o material que será transportado. O tamanho, peso e forma do material, bem como o local onde a operação se encontra devem ser considerados com cuidado para determinar qual tipo de correia transportadora é mais adequada.

Dessa forma, para obter melhores resultados, é aconselhável que a correia transportadora seja capaz de lidar com todas as etapas e possíveis reações e alterações do material a ser transportado.

Além disso, é importante verificar se a correia transportadora pode suportar o peso ou impacto do tipo de material transportado, para garantir que não hajam problemas que parem seu funcionamento.

Velocidade

É extremamente importante se atentar à velocidade de operação do transportador de correias. Esta informação é crucial para se assegurar de que a correia transportadora selecionada será capaz de transportar o material a uma velocidade segura para os operadores.

Bem como de forma eficaz para alcançar os objetivos desejados. A seleção de uma correia transportadora inadequada pode levar a graves consequências como falhas operacionais, acidentes, danos materiais e até mesmo prejuízos financeiros.

Temperatura do material

O terceiro passo ao escolher a correia transportadora certa é saber qual é a temperatura de trabalho e de pico do material transportado.

Afinal, existem correias exclusivamente destinadas ao transporte de materiais em altíssima temperatura – incandescentes em alguns casos –, com características de não-propagação de chamas e alta resistência ao calor.

Acionamento

Dentro do sistema transportador, existem diferentes tipos de acionamentos disponíveis, como motores elétricos, motores a combustão, motores hidráulicos, motores a vapor e motores de corrente contínua, com potências diferentes entre eles.

Ou seja, nesse caso, existe a necessidade de sinergia entre o peso da correia durante o transporte do material e a capacidade dos motores instalados.

Portanto, é necessário ter em mente os fatores como a carga transportada, grau de inclinação da correia, a velocidade de operação e a distância de percurso da operação.

Distância

O quinto passo ao escolher a correia transportadora certa é determinar qual a distância da correia. Esta distância deve ser suficiente para permitir o transporte do material de forma eficaz e segura, independentemente da sua localização.

Além disso, é importante ter em mente que o comprimento da correia deve ser adequado para transportar o material na distância total desejada.

Dessa forma, pode-se garantir o transporte do material de forma rápida, eficiente e segura, independentemente da distância total da correia.

Por fim, é essencial verificar se a correia possui o comprimento necessário para garantir que o material seja transportado de forma eficaz e segura ao longo da distância total da correia.

Condições de operação

Para escolher a correia transportadora certa, é necessário considerar as condições de operação a que ela estará sujeita. Isso inclui condições do clima e ambiente de trabalho, como umidade e pressão.

É importante entender se essas condições de operação serão que as mesmas constantemente ou se elas mudarão durante o tempo. Caso haja grandes variações, é necessário escolher uma correia transportadora que se adapte a essas alterações e continue a entregar desempenho de qualidade.

Especialista Técnico

O mercado de correias transportadoras é complexo e muito específico. Os conhecimentos que permeiam a área não são amplamente difundidos, o que faz com que a necessidade do acompanhamento de um especialista durante todo o processo de instalação e manutenção seja ainda maior.

É importante que esse profissional seja capaz de desenvolver e propor soluções assertivas para cada realidade de operação, estando inseridos em processos que envolvam direta e indiretamente as correias transportadoras, com atenção a todas as necessidades e particularidades, mesmo as mais específicas.

Foto de tipos de correias transportadoras em caminho para transporte de carga.

Os diversos tipos de correias transportadoras e conhecimento técnico, você encontra na Mercúrio

Conhecer os tipos de correias transportadoras presentes nos diferentes segmentos da indústria é fundamental para que o transporte ocorra da melhor forma possível em sua empresa.

Por isso, leve em consideração cada detalhe que apresentamos neste conteúdo, para que você faça a melhor escolha.

Ademais, saiba que você pode contar com a Correias Mercúrio para adquirir a melhor correia transportadora, que atende às suas necessidades com qualidade e segurança, e receber as melhores orientações técnicas de nossa equipe de engenheiros, que são verdadeiros especialistas no assunto.

Por isso, fale conosco pelo WhatsApp e conheça nossas soluções. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se quiser conferir nossos demais conteúdos, continue no Blog da Correias Mercúrio.