Cases de Sucesso

Vanádio de Maracás: Correia Transportadora quadruplica rendimento da Mineradora

Vanádio de Maracás | Largo Resources

Conhecida como “Suíça Baiana” por conta de seu clima ameno, mais frio em comparação à temperatura média da região, Maracás, localizada na Bahia, possui uma grande jazida de vanádio que contribui para o desenvolvimento e a economia de toda a região.

O vanádio é um importante metal utilizado, principalmente, na produção de aços inoxidáveis para instrumentos cirúrgicos, ferramentas e em aços resistentes à corrosão.

No município de Maracás está localizada a Vanádio de Maracás, importante mineradora do grupo canadense Largo Resources, considerada a única produtora de vanádio nas Américas e a melhor operação desse minério no mundo.

Com expressiva participação na região Nordeste, assim como em todo o Brasil, a Correias Mercúrio atende a Vanádio de Maracás, uma parceria de sucesso que vai além do fornecimento de correias de qualidade e envolve, também, atendimento especializado, treinamentos contínuos e visitas técnicas frequentes.

Uma oportunidade à vista

Em uma dessas visitas, no final de 2018, Celso Teixeira Veiga, então vendedor responsável pelo atendimento comercial ao cliente, e Genival Alves de Souza, na época Assistente Técnico, identificaram uma nova oportunidade na mineradora. “Estávamos realizando um treinamento de emendas quando soubemos que uma importante correia transportadora estava apresentando muitos problemas, impactando diretamente na operação da mineradora”, conta Celso Veiga.

Vanádio: Minério de magnetita

A correia transportadora em questão é um equipamento fundamental na operação. “Ela é responsável por transportar a magnetita, minério que contém o vanádio, direto do britador primário, logo depois de passar pelo processo de detonação da mina”, explica Isidoro Pimentel, Supervisor de Manutenção Mecânica da Vanádio de Maracás.

Rocha de Magnetita, minério que contém o Vanádio

Rocha de Magnetita, minério que contém o Vanádio.

Nessas condições, a correia transportadora recebe pedras grandes e pontiagudas que acabam gerando rasgos precoces e reduzindo a vida útil esperada. “As pedras brutas de magnetita carregadas pela correia fornecida pelo concorrente estavam ocasionando muitos desgastes. O estrago era tanto e tão rápido que a Vanádio de Maracás chegava a realizar, em média, quatro paradas para trocas de correias em apenas um ano de operação”, afirma Celso.

Logo em seguida, a Equipe da Mercúrio passou a realizar testes para desenvolver uma nova solução que atendesse às necessidades e expectativas do cliente. Isto é, uma correia transportadora mais resistente, capaz de eliminar duas trocas anuais. A nova correia teria que apresentar uma vida útil 100% superior à anterior e, com isso, reduzir custos, diminuindo tempo de parada para manutenção e aumentando a produtividade do equipamento do cliente.

Desempenho superior

Por meio de um trabalho em conjunto que envolveu as áreas Comercial e de Engenharia de Aplicação e Assistência Técnica, no segundo semestre de 2019 a Mercúrio entregou o que considerou a solução ideal para resolver o problema específico do cliente: a Correia Transportadora MercoRip.

“Fomos a campo e, baseado na especificação utilizada pelo cliente e as características do material transportado, desenvolvemos uma correia transportadora com especificações exclusivas às necessidades da Vanádio”, recorda Veiga.

A correia transportadora MercoRip da Mercúrio apresenta solução exclusiva com uma cobertura de composto especial com enorme resistência a rasgos e impactos, além de excelente resistência à abrasão. A MercoRip foi desenvolvida especialmente para aumentar a vida das correias em aplicações de condições de alto impacto, como as apresentadas pela correia da Vanádio.

“Desde o início, tínhamos a convicção de que a MercoRip seria a solução ideal para substituir a correia transportadora que estava se deteriorando muito rapidamente. Nosso produto foi desenvolvido para reduzir o custo por tonelada transportada, aumentando o tempo de operação do equipamento”, explica Veiga.

Graças ao trabalho de campo e o comprometimento de toda a equipe durante o processo, além do reconhecimento do cliente pela qualidade e a confiança na Mercúrio, a sugestão apresentada foi prontamente aprovada. “Fizemos um trabalho muito cuidadoso que contou com o acompanhamento de dois Coordenadores da Vanádio de Maracás ao longo do processo. Nosso projeto foi tão embasado que quando apresentamos a MercoRip, no segundo semestre de 2019, a solução foi rapidamente aceita pelos profissionais da mineradora”, complementa.

Correia Transportadora MercoRip em ação

Em abril de 2020, a Vanádio de Maracás instalou a Correia Transportadora MercoRip em substituição à correia anterior e o resultado não só cumpriu com o seu objetivo inicial como superou as expectativas.

A MercoRip apresentou excelente performance nas condições mais críticas. Graças a sua especificação, com a combinação da cobertura com alta resistência a rasgos e impactos, e uma carcaça reforçada mais resistente em comparação às carcaças convencionais, MercoRip tem apresentado desempenho superior, com uma vida útil maior do que os 6 meses previamente estabelecidos pelo cliente.

“Para aumentar ainda mais a resistência, acrescentamos o sistema de proteção Rip Proof, tecido amortecedor em malha de Aramida localizado entre a carcaça e a cobertura, que garante ainda mais proteção. Uma decisão que se mostrou bem acertada, uma vez que a correia recebia, além das agressões das rochas, muitas impurezas como pedaços de metais, por exemplo”, explica Veiga.

Os resultados da MercoRip

Em comparação à correia anterior, o desempenho já é quatro vezes superior, ou seja, um aumento de vida útil de 300%.

Comparativo de vida útil correia transportadora mercorip

 

Durante o seu primeiro ano de operação, a MercoRip teve que ser trocada apenas uma vez, contra as quatro trocas em média da correia transportadora concorrente. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado apresentado. Além das características próprias da correia, a malha de Aramida, Rip Proof, mostrou-se muito eficiente na sua proteção, evitando as perfurações que ocorriam nas correias anteriores”, confirma Isidoro Pimentel.

Ainda segundo o cliente, as correções realizadas no sistema transportador, apontadas pela equipe Mercúrio, como a substituição de cavaletes e a correção das instalações das guias laterais, também foram muito importantes para o sucesso da operação.

Conhecimento, responsabilidade, experiência, parceria e compromisso com a produtividade e o sucesso dos clientes: receita da maior fabricante de correias transportadoras da América Latina para transformar a oferta de uma nova correia em um novo caso de sucesso.

“O resultado alcançado e a satisfação do cliente comprovam o acerto da escolha pela MercoRip. Tenho certeza de que vamos construir ainda muitas histórias com a Vanádio de Maracás”, finaliza Celso Veiga.